02 maio 2010

Moção - 25 de Abril e 1º de Maio – A Luta dos Trabalhadores e das Populações

1ª Sessão Ordinária da Assembleia de Freguesia de Bucelas

PAOD - 29.04.2010

MOÇÃO - 25 de Abril e 1º de Maio – A Luta dos Trabalhadores e das Populações

Comemora-se no próximo dia 1 de Maio mais um aniversário do Dia do Trabalhador. É um dia em que se presta homenagem a todos aqueles que lutaram por melhores condições de trabalho e é igualmente um dia em que os trabalhadores lutam contra a precariedade no emprego e contra os sucessivos ataques aos seus direitos.

Este 1º de Maio é também um dia de luta e de solidariedade para com os mais de meio milhão de Portugueses que estão desempregados, muitos deles despedidos injustificadamente, apenas com o pretexto da crise. A nossa Freguesia também sofre com o desemprego, actualmente, todos nós temos familiares, vizinhos ou amigos que estão desempregados e a sofrer as consequências inerentes ao facto de ficarem sem trabalho. Não podemos baixar os braços, temos de lutar pelo direito ao trabalho com dignidade e ao trabalho com direitos.

No ano em que se comemora o Centenário da Implantação da República e os 36 anos do 25 de Abril de 1974, a Revolução que acabou com 48 anos de ditadura fascista, que devolveu a Liberdade aos Portugueses e instaurou a Democracia Política. A Revolução de Abril foi um dos momentos mais relevantes e belos do Século XX em Portugal, foi desencandeada pelo heróico levantamento militar do Movimento das Forças Armadas, seguido de um levantamento popular aspirando o desenvolvimento económico, o progresso social e a melhoria das condições de vida do Povo Português.

A Revolução de Abril trouxe a Liberdade, a Democracia e os Direitos. Direitos e liberdades que, para a Mulher tiveram uma repercussão ainda maior. Foi depois de Abril que as mulheres portuguesas alcançaram o direito ao voto e que muitos milhares o puderam exercer em 25 de Abril de 1975, nas primeiras eleições livres e democráticas. Foi com o 25 de Abril que se conquistou o direito de “a trabalho igual, salário igual”.

Passados 36 anos, a nossa Freguesia está muito diferente. Com o 25 de Abril muitas portas se abriram, houve a possibilidade de efectuar muitas obras e criar melhores condições de vida à população, acompanhando o progresso. Muito se avançou, mas a freguesia de Bucelas carece ainda de infra-estruturas rodoviárias básicas para o bem estar da população e para o desenvolvimento sustentado da Freguesia.

Bucelas não pode continuar a ser apenas o corredor do progresso do país, a Freguesia é afectada com a passagem da CREL, é afectada com a passagem das linhas de alta tensão e futuramente vai ser ainda mais afectada com a passagem do TGV. Não somos contra o desenvolvimento e o progresso do país, mas exigimos respeito pelos habitantes da nossa terra e reivindicamos para que sejam resolvidas com brevidade algumas carências da Freguesia, nomeadamente a construção das Variantes a Bucelas, a construção dos novos Quartéis da GNR e dos Bombeiros, a construção do Pavilhão Gimnodesportivo da Escola Básica, a ampliação do Cemitério, o Museu do Vinho e a remodelação do Largo Espírito Santo.

O progresso do nosso país só será possível com os trabalhadores e com o Povo e nunca contra eles, num processo de afirmação dos valores e direitos de Abril.

Os Eleitos da CDU na Assembleia de Freguesia de Bucelas propõem à Assembleia Freguesia, reunida em 29 de Abril de 2010, que delibere:

1. Saudar todos os trabalhadores portugueses e o movimento sindical por ocasião de mais um aniversário do 1.º de Maio e manifestar-lhes total solidariedade para com a sua luta por melhores condições de vida e de trabalho;

2. Saudar os Militares de Abril, pela operação militar desencadeada, garantindo dessa forma a vitória de todos os portugueses sobre a opressão e a ditadura;

3. Saudar o Movimento Associativo da Freguesia pela elevada participação nas Comemorações do 25 de Abril, dinamizando actividades culturais e desportivas, envolvendo grande parte da população e reafirmando os valores de Abril.

4. Exigir às entidades competentes a resolução das principais carências da Freguesia de Bucelas.

A ser aprovada, enviar a presente Moção às seguintes entidades:

Ao Senhor Presidente da República;

Ao Senhor Presidente da Assembleia da República;

Ao Senhor Primeiro-Ministro;

Ao Senhor Ministro da Administração Interna;

Ao Senhor Ministro das Obras Públicas;

À Senhora Ministra da Educação;

Aos Grupos Parlamentares da Assembleia da República;

Ao Senhor Presidente da Câmara Municipal de Loures;

Ao Senhor Presidente da Assembleia Municipal de Loures;

Aos Grupos Parlamentares da Assembleia Municipal de Loures;

À CGTP;

À UGT;

À Associação 25 de Abril;

Ao Movimento Associativo da Freguesia;

Divulga-la nos locais de estilo da Freguesia.

Bucelas, 29 de Abril de 2010

Os eleitos da CDU na Assembleia de Freguesia de Bucelas

Moção aprovada por unanimidade com 9 votos a favor (4 da CDU e 5 do PS)

António Queiroz Leitão

Lamentamos o falecimento, no passado dia 12 de outubro, de António Queiroz Leitão, antigo presidente da Junta de Freguesia de Bucelas, eleit...