05 junho 2012

PARA ONDE CAMINHA BUCELAS?


Onde está a coesão territorial que há muito se ambicionava para a zona Norte do concelho de Loures, em que Bucelas constituía um pólo dinamizador, pela sua especificidade, patente na paisagem, na história e na cultura?

BASTA DE INTERVENÇÕES DE FACHADA, É NECESSÁRIO INTERVIR NO QUADRO DA SUSTENTABILIDADE!...
Já lá vão dois anos e meio de mandato, a vila de Bucelas e as aldeias da freguesia ainda não sentiram as mudanças anunciadas. A vila foi alvo de obras de fachada, realizadas pela Câmara Municipal de Loures. Onde está o projeto concebido e aprovado para o Largo do Espírito Santo? Com certeza que as mudanças, entretanto realizadas, não estão configuradas no referido documento.
A Vila de Bucelas, congestionada por tráfego, não oferece qualidade de vida às pessoas que percorrem as ruas e praças e as lojas, essas são as principais vítimas dos escapes. O estacionamento constitui um problema adiado - os lugares junto à Escola não são definitivos - e os lugares eliminados não têm sido substituídos. Onde se encontra o projeto de estacionamento pensado para a “entrada” de Bucelas (sentido Lisboa/ Bucelas), que a C. M. Loures não viabilizou, num contexto económico que lhe era muito mais favorável?
Estacionar para fazer compras, tomar café, ir ao banco ou ao supermercado, é quase impossível. Os comerciantes sofrem com a ausência dos consumidores que tomam a opção de procurar outras localidades, que lhes oferecem melhores condições.
O executivo da Junta aparece sobretudo nos jornais e nas revistas regionais e afirma ter grandes projetos para a Freguesia, mas não se vislumbra a sua concretização, considerando as necessidades mais prementes.

BUCELAS, CAPITAL DO ARINTO
O que tem sido feito em prol do vinho de Bucelas reside apenas na publicidade, faltando o apoio aos produtores, aqueles que contribuem para assegurar a sustentabilidade da freguesia. Todos sabemos que a produção do vinho de Bucelas pode constituir um pilar e uma alavanca que potencie o desenvolvimento integrado da freguesia e, por isso, deve ser concedido o maior apoio e atenção aos produtores e às empresas do setor.

POBREZA - UM FENÓMENO QUE O PRESIDENTE DA JUNTA DIZ QUE NÃO É SIGNIFICATIVO NA FREGUESIA
Pobreza é um fenómeno social que o Executivo não considera grave porque não aumentou o número de solicitações. Interrogado sobre o diagnóstico da situação, este não existe e a Comissão Social de Freguesia, presidida pelo Sr. Presidente da Junta, que deveria estar a monitorizar a situação, parece estar inativa.
Todos nós sabemos que existem problemas graves que são transversais a todos os escalões etários e grupos socioprofissionais, decorrentes do desemprego que tem apanhado e afetado, sobretudo os casais jovens. Sentem-no e são visíveis as dificuldades de alguns bucelenses para assegurar  a habitação, a educação, a saúde e a alimentação do agregado familiar.
Os idosos, alguns com reformas baixas, estão a partilhar esse parco recurso com os seus descendentes. A procura de alimentos é uma realidade por diversas razões. Basta abordar as instituições que estão no terreno, em contacto com os bucelences.
Os idosos de Bucelas carecem urgentemente de equipamentos de Lar e/ou Centros de Noite!... São valências que estão a fazer muita falta, pois o Apoio Domiciliário e o Centro de Dia não são suficientes, apesar de todos nós reconhecermos o papel relevante desempenhado pela IASFB.

PARA ONDE VÃO OS SERVIÇOS DA NOSSA FREGUESIA?
Os serviços que animavam a Vila estão a desaparecer, a Estação de Correios foi despromovida, a GNR continua provisória, há mais de dois anos que se aguarda pela realização da escritura, o Agrupamento de Escolas de Bucelas passa para a tutela do Agrupamento de Escolas António Carvalho de Figueiredo - Loures e, mais grave, ainda, o futuro da Freguesia de Bucelas constitui um grande ponto de interrogação (???), considerando os pressupostos e as regras conduzidas por uma reforma administrativa “ cega”, que este Governo preparou.  

António Queiroz Leitão

Lamentamos o falecimento, no passado dia 12 de outubro, de António Queiroz Leitão, antigo presidente da Junta de Freguesia de Bucelas, eleit...