A Assembleia Municipal de Loures reúne, no dia 9 de Outubro, às 21h, no Palácio Marqueses da Praia e Monforte para se pronunciar sobre a “Lei de Reorganização Administrativa”, ou seja o projecto que visa a extinção de quase uma dezena de freguesias no nosso concelho de Loures. Esta pronuncia é determinante para a concretização da Lei aprovada na Assembleia da República.
O Poder Local Democrático tal como o conhecemos, Municípios e Freguesias, foi responsável pelo desenvolvimento das nossas cidades, vilas e aldeias, pela construção de infraestruturas e equipamentos que muito melhoraram a qualidade de vida em Portugal, pela criação de serviços públicos de qualidade mais próximos das pessoas.
No momento em que o Governo PSD/CDS-PP rouba direitos e conduz uma política de empobrecimento dos trabalhadores, desmantela serviços de saúde de proximidade, fecha escolas, encerra serviços na área social, reduz a oferta de transportes públicos; os municípios e freguesias, são, cada vez mais, a única entidade existente, em que o Presidente da Junta e restantes eleitos são muitas vezes os elementos mais próximos e em melhores condições de apoiar as populações.
A intenção do Governo de extinguir freguesias insere-se assim no conjunto mais vasto de acções que conduz o país ao desastre, consequência do acordo que PS/PSD/CDS-PP assinaram com a troika.
Travar a desarticulação da rede de serviços e impedir a extinção das nossas freguesias é neste contexto uma necessidade absoluta.
A posição da Assembleia Municipal de Loures será ainda mais importante quando, por proposta do PS e PSD, com o apoio do CDS, a Assembleia de República tem novamente prevista a discussão de retalhar o território do nosso concelho, retirando uma das suas partes mais qualificadas, a urbanização do Parque das Nações, para a integrar em Lisboa, fazendo tábua rasa de promessas feitas pelos próprios aos habitantes de Sacavém e Moscavide, aquando da construção da Expo 98.
Apelamos à sua participação, porque a aprovação de uma pronúncia da Assembleia Municipal que rejeite a extinção de freguesias no concelho é indispensável para um futuro melhor no nosso concelho.