15 abril 2019

ESCOLA BÁSICA DE BUCELAS IGNORADA PELO GOVERNO PS

O Ministério de Educação informou a Câmara Municipal de Loures que a remodelação e recuperação da Escola Básica de Bucelas não se encontra nas prioridades de investimento do Governo.

Os problemas verificados na Escola são conhecidos de há muito; já em 2009 se identificavam as mesmas necessidades que apontamos hoje em dia:

Substituição das coberturas em fibrocimento;
Reparação de infiltrações;
Climatização de salas;
Substituição de caixilharias;
Recuperação de recreios e campos de jogos;
Revisão do sistema elétrico.

O investimento necessário foi então orçado em cerca de 1 milhão e 300 mil euros.

Apesar disso, a Câmara PS na altura aceitou assumir a conservação corrente da escola, sem que fossem previamente assumidas quaisquer obras de fundo, pelo valor 20.000 euros por ano, o qual, obviamento, não permite qualquer investimento.

Hipocritamente, os eleitos do partido Socialista, nos órgãos autárquicos da Freguesia e do Concelho, têm tentado responsabilizar a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia por problemas cuja resolução só ao Ministério de Educação compete.

A posição da CDU é clara: no que estiver ao alcance da Câmara e da Junta, tudo será e já está a ser feito para melhorar as condições da Escola.

Quanto às competências que o Governo se continua a recusar assumir, reafirmamos toda a disponibilidade e vontade para, em conjunto com as estruturas representativas dos Pais e Encarregados de Educação, e com toda a população de Bucelas, demonstrar que os problemas de fundo da Escola têm de ser resolvidos.

Estamos convictos de que, mais uma vez, a vontade e união dos Bucelenses será decisiva para obtermos êxito neste objetivo.

Os Bucelenses podem contar com a CDU para falar claro e de forma transparente, para dialogar com todos, para atuar de forma decidida, e para levar as aspirações legítimas da população até onde devam ser satisfeitas.

Para tentar iludir e confundir a população com manobras demagógicas e deturpações também continuaremos a ver gente com empenho, nalgumas das outras forças políticas.

António Queiroz Leitão

Lamentamos o falecimento, no passado dia 12 de outubro, de António Queiroz Leitão, antigo presidente da Junta de Freguesia de Bucelas, eleit...