18 junho 2010

Largo João Raymundo Alves

Na Assembleia de Freguesia de Bucelas de 17 de Junho de 2010, os eleitos da CDU propuseram a atribuição do topónimo João Raymundo Alves no âmbito das Comemorações do Centenário da República. Este topónimo foi aprovado para o Largo da Escola Básica, ficando Largo João Raymundo Alves - Republicano de Bucelas.

Fundamentação do topónimo:
João Raymundo Alves
Prestigiado comerciante de Bucelas, viveu a maior parte da sua vida nesta Vila, que desde muito jovem, se dedicou à luta contra a asfixia, a imobilidade e falta de iniciativa da monarquia. Implantar a República significava, para este republicano, desbloquear e incentivar o crescimento da região, reconhecer a sua importância a nível do conjunto produtivo e afirmar a burguesia como classe dirigente.

Aderiu ao Partido Republicano por volta de 1907.

Foi nomeado Administrador do Concelho de Loures em 1910.
Fez parte da Comissão Municipal Republicana em 1911.
Raymundo Alves foi sucessivamente, redactor principal e director do jornal “Lápis e Penna”, numa primeira fase, em 1907, e mais tarde, na última fase deste jornal, já nos anos trinta.
Foi também redactor do jornal “A Economia”.
Tanto o jornal “Lápis e Penna” como “A Economia” cumpriram a sua função de ensinamento e enquadramento do povo perante a Monarquia e a República e, no caso específico de Loures, a participação de Raymundo Alves e a divulgação dos seus escritos pelo concelho, decerto tiveram o seu peso na acção que já se começava a desenvolver como grande enraizamento neste lugar.

Bibliografia consultada: “Loures na Memória da República”, Ed. Câmara Municipal de Loures, 1985.

António Queiroz Leitão

Lamentamos o falecimento, no passado dia 12 de outubro, de António Queiroz Leitão, antigo presidente da Junta de Freguesia de Bucelas, eleit...