12 abril 2014

Saudação - 40º Aniversário da Revolução do 25 de Abril


Saudação apresentada pelos Eleitos da CDU na Assembleia de Freguesia de Bucelas

Saudação à População da Freguesia de Bucelas - 40º Aniversário da Revolução do 25 de Abril

Em 2014, os trabalhadores e o povo português comemoram os 40 anos do 25 de Abril de 1974 – a Revolução de abril.

A Revolução de abril, realização histórica do povo português, significou um ato de emancipação social e nacional e constituiu um dos mais importantes acontecimentos da história de Portugal.
A Revolução de abril foi desencadeada pelo heroico levantamento militar do Movimento das Forças Armadas (MFA), seguido por um levantamento popular que veio a transformar profundamente a realidade nacional, com importantes repercussões a nível internacional.

Culminando numa longa e heroica luta, a Revolução de abril pôs fim a 48 anos de ditadura fascista e realizou profundas transformações democráticas – políticas, económicas, sociais e culturais – que, alicerçadas na afirmação da soberania e independência nacionais, abriram a perspetiva de um novo período da história dos trabalhadores e do povo, apontando o socialismo como a resposta mais adequada para o futuro de Portugal.

A classe operária e os trabalhadores, as massas populares e os militares progressistas – «os capitães de abril» –, unidos na aliança Povo-MFA, foram os protagonistas dos avanços e das conquistas democráticas alcançados, refletidos e consagrados na Constituição da República, aprovada em 2 de abril de 1976.

Os grandes valores da Revolução de abril criaram profundas raízes na sociedade portuguesa e projetaram-se como realidades, necessidades objetivas, experiências e aspirações no futuro democrático de Portugal.

O Serviço Nacional de Saúde, a Escola Pública, um abrangente e universal Serviço Público de Segurança Social são conquistas de abril. 

Abril trouxe também o fim da guerra colonial, a afirmação da soberania e da independência nacional e o direito inalienável do povo português de decidir o seu destino. As conquistas políticas, económicas, sociais e culturais de abril representaram, e continuam a representar, importantes direitos e avanços: abril deu-nos a Liberdade e devolveu o Poder Local à população.

Ao longo destes 40 anos a Freguesia de Bucelas soube honrar o Poder Local Democrático, defendendo os valores de abril e trabalhando ao serviço da população. Muito se fez, muito há que fazer, e urge continuar a lutar pela manutenção dos serviços existentes e por novos equipamentos, reivindicados há muito pelos bucelenses.

A pátria portuguesa vive um dos mais graves e dolorosos períodos da sua longa história de mais de oito séculos. Seguramente, o mais difícil desde os negros tempos do fascismo. Um período de afrontoso conflito com o que abril representou de conquista, de transformação, de realização, de avanço e de total confronto com as alegrias e as esperanças que as portas de abril abriram ao povo português.

A exploração dos trabalhadores e a degradação de direitos ferem as liberdades do povo português, empobrecem o País, empurram milhares de portugueses para o desemprego e para a emigração, subvertem a Constituição da República e põem em causa o futuro coletivo do País e dos portugueses.

As comemorações dos 40 anos de abril devem constituir um tempo e um momento para defender a democracia, a liberdade, a paz, o desenvolvimento de Portugal, a convergência e unidade dos trabalhadores e do povo, em defesa dos valores de abril e da Constituição da República.

A Assembleia de Freguesia de Bucelas, reunida em sessão extraordinária no dia 8 de abril de 2014 delibera:

Saudar a População da Freguesia de Bucelas pela passagem dos 40 anos do 25 de Abril, apelando à participação ativa nas comemorações desta data histórica.

Saudar o Movimento Associativo da Freguesia pela grande participação nas Comemorações do 25 de Abril, dinamizando atividades culturais e desportivas, reafirmando os valores de abril.

Saudar os Militares de abril, pela operação militar desencadeada, garantindo dessa forma a vitória de todos os portugueses sobre a opressão e a ditadura.

Viva a Revolução de abril!
Nota: Saudação subscrita por todos os Eleitos da Assembleia de Freguesia de Bucelas, reunidos em Sessão Extraordinária, no dia 8 de abril de 2014.


António Queiroz Leitão

Lamentamos o falecimento, no passado dia 12 de outubro, de António Queiroz Leitão, antigo presidente da Junta de Freguesia de Bucelas, eleit...