O direito à saúde é um direito constitucional que se materializa através de um serviço nacional de saúde universal e geral e, tendo em conta as condições económicas e sociais dos cidadãos, tendencialmente gratuito.
Os utentes da saúde afectos à Extensão do Centro de Saúde de Bucelas, consideraram exercer os seus direitos e deveres de acompanhamento, verificação e proposta das condições de funcionamento e atendimento da unidade de saúde que os serve.
A recém formada Comissão de Utentes da Saúde de Bucelas tem como objetivo a representação e defesa dos direitos dos utentes, a receber cuidados apropriados ao seu estado de saúde, no âmbito dos cuidados preventivos, curativos, de reabilitação, continuados e terminais. A defesa do Serviço Nacional de Saúde, impedindo a sua degradação e promovendo a melhoria da qualidade das suas prestações.
A Assembleia de Freguesia de Bucelas, reunida na sua sessão ordinária realizada em 29 de junho de 2015, saúda a criação da Comissão de Utentes da Saúde de Bucelas e associa-se à reivindicação de uma urgente colocação de recursos humanos na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados Bucelas.
A presente saudação vai ser enviada às seguintes entidades:
Comissão de Utentes da Saúde de Bucelas;
Administração Central do Sistema de Saúde;
Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo;
Direção do Agrupamento de Centros de Saúde de Loures – Odivelas;
Sr. Presidente da Câmara Municipal de Loures;
Divulgar junto da População da Freguesia.
Nota: Saudação apresentada pela bancada da CDU e aprovada por unanimidade dos presentes, com 7 votos a favor (4 da CDU e 2 do PS e 1 do PSD), na Assembleia de Freguesia de Bucelas, em 29 de junho de 2015.