23 agosto 2017

Superfície comercial em Bucelas – Esclarecimento

Têm sido divulgados comentários de cariz político acusando a CDU de ter apresentado uma Moção em Assembleia de Freguesia contra a implementação de uma “superfície comercial da distribuição moderna” em Bucelas. Tal informação carece de rigor.

Em abril de 2016 a CDU apresentou em Assembleia de Freguesia uma Recomendação (e não uma Moção), que aqui se reproduz na íntegra:

“RECOMENDAÇÃO HIPERMERCADO EM BUCELAS
ASSEMBLEIA DE FREGUESIA BUCELAS

É do conhecimento público que uma cadeia de hipermercados tem intenção e projeto, já formalizado no Município, de se instalar no centro de Bucelas.

A Assembleia de Freguesia de Bucelas considerando:

- a importância de defender o comércio local;
- o planeamento urbanístico da Vila;
- as limitações e estrangulamentos existentes a nível de circulação de transito no centro da Vila;
- o direito da população a poder abastecer-se dentro da sua freguesia.

Recomenda à Câmara Municipal de Loures para tudo fazer no sentido de, com o promotor, se encontrar uma localização mais adequada e que respeite os considerandos anteriores, bem como que a construção da variante a Bucelas não seja esquecida.”

A Recomendação em questão mereceu os votos favoráveis da bancada da CDU e do PS, e o voto contra do PSD.

Assim, não corresponde à verdade que a CDU se tenha manifestado contra a implementação de uma superfície comercial. A CDU Bucelas expressou preocupações quanto à localização de uma superfície do tipo hipermercado no centro da vila, por motivos relacionados com o ordenamento viário e urbanístico, e também com o tecido económico local. Preocupação que apenas recomendava que o assunto fosse analisado quanto à localização mais adequada.

Seria este tipo de assuntos – ordenamento urbanístico, desenvolvimento económico, estratégia de revitalização, acessibilidades e mobilidade, qualificação ambiental - que gostaríamos de estar a discutir com as demais forças políticas em Bucelas.

Infelizmente a análise séria e consequente das necessidades da freguesia e das estratégias para as ultrapassar parece causar aversão a alguns protagonistas políticos.

23-08-2017
A CDU Bucelas

António Queiroz Leitão

Lamentamos o falecimento, no passado dia 12 de outubro, de António Queiroz Leitão, antigo presidente da Junta de Freguesia de Bucelas, eleit...