28 dezembro 2017

Assembleia de Freguesia de Bucelas de 26-12-2017 - Moção apresentada pela CDU - Pela melhoria dos transportes públicos

Moção
Pela melhoria dos transportes públicos

A utilização do transporte colectivo em detrimento do transporte individual constitui um desígnio fundamental dos nossos tempos, especialmente no contexto das grandes áreas metropolitanas, em que são intensas e muito diversificadas as necessidades de deslocação dos habitantes.

O desenvolvimento e a qualificação do transporte público colectivo devem estar no centro das preocupações dos decisores, visando aumentar os seus níveis de atractividade, ou seja, promovendo respostas eficientes, versáteis, de qualidade e a custos acessíveis.

A quantidade adequada de meios colocados à disposição nos vários modos de transporte e a possibilidade de os utilizar de forma fácil, integrada e complementar – intermodalidade –, com custos razoáveis, são elementos cruciais para o aumento de utentes e consequentemente para o êxito e equilíbrio financeiro dos sistemas.

Deve-se garantir um passe social que possa ser utilizado em todos os modos de transporte independentemente dos respectivos operadores, e que satisfaça as necessidades em termos de distâncias e percursos.

Com um mesmo passe intermodal ou um mesmo bilhete deve-se poder circular em toda a AML. A oferta de transportes públicos não pode estar restringida ao percurso trabalho-casa ou escola-casa, como hoje é imposto à maioria das pessoas dado o preço exorbitante dos passes e bilhetes. A oferta tem que abarcar o conjunto de necessidades de mobilidade da população, nomeadamente o acesso à saúde, ao lazer, ao desporto e às actividades sociais.

A constante redução na oferta também precisa de ser invertida. Zonas inteiras da Área Metropolitana vivem num regime de recolher obrigatório, sem transportes públicos ao fim de semana e à noite. Essa ausência de oferta é também um factor de estímulo ao transporte individual e à exclusão social de largas camadas da população, como por exemplo os jovens e os idosos.

Considerando que a adopção de medidas concretas de melhoria dos transportes públicos na AML são muito importantes para a população desta freguesia,a Assembleia de Freguesia de Bucelas, reunida a 26-12-2017, exorta a que sejam adotadas as seguintes:

– Extensão do Metro a Loures e ao Infantado;
– Aprofundamento do conceito de passe social intermodal único, traduzido num título de transporte que abranja “todos os operadores, todas as carreiras, em toda a Área Metropolitana de Lisboa”, defendendo a criação de duas coroas para todo o Concelho de Loures, ficando a freguesia de Bucelas integrada na segunda coroa;
- Aumento da qualidade de oferta rodoviária, nomeadamente na ligação entre os aglomerados populacionais da freguesia, com reforço na frequência de transporte em todas as demais carreiras de acordo com as necessidades das populações.

A presente Moção deve ser enviada:
À Câmara Municipal de Loures;
Ao Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações;
À Comissão Executiva Metropolitana de Lisboa.


Nota: Moção apresentada pela bancada da CDU e aprovada por unanimidade dos presentes, com 9 votos a favor (5 da CDU, 3 do PS e 1 do PSD), na Assembleia de Freguesia de Bucelas, em 26 de dezembro de 2017.

António Queiroz Leitão

Lamentamos o falecimento, no passado dia 12 de outubro, de António Queiroz Leitão, antigo presidente da Junta de Freguesia de Bucelas, eleit...