28 dezembro 2017

Assembleia de Freguesia de Bucelas de 26-12-2017 - Moção apresentada pela CDU - Pela melhoria do serviço de recolha de resíduos sólidos

Moção
Pela melhoria do serviço de recolha de resíduos sólidos urbanos, incluindo os monos

A freguesia de Bucelas tem uma área total de quase 34 km2 e cerca de 4700 habitantes que se dividem por mais de uma dezena de localidades e lugares e também por vários pontos mais isolados.

Sendo uma das freguesias com menos habitantes do concelho é talvez das mais diversificadas e exigentes em termos de recolha de resíduos sólidos.Não só pela dispersão geográfica já referida, como também pela significativa actividade social e empresarial, traduzida em muitos eventos festivos, desportivos e culturais em todas as localidades e em especial na sede da freguesia e em várias unidades empregadoras de dimensão considerável, o que se reflecte em acréscimos aos resíduos produzidos que devem também ser considerados.

Tem-se acentuado e generalizado a percepção de que subsistem alguns problemas na recolha indiferenciada e diferenciada de resíduos, incluindo monos, em toda a área da freguesia.

Aprecia-se o recente e significativo investimento realizado pelos SIMAR em equipamento de deposição, mas considera-se que a frequência e o rigor com que é efectuada a respectiva recolha deveriam ser melhorados, nomeadamente passar de 1 para 2 vezes por semana, a recolha dos monos.

Assim, a Assembleia de Freguesia de Bucelas, reunida a 26-12-2017, decide manifestar aos SIMAR as suas preocupações, apelando a que sejam articuladas as melhores soluções para uma recolha de resíduos mais eficaz.

A presente Moção deve ser enviada:

À Câmara Municipal de Loures;
Ao Conselho de Administração dos SIMAR.

Nota: Moção apresentada pela bancada da CDU e aprovada por unanimidade dos presentes (após alguns melhoramentos sugeridos pelas bancadas), com 9 votos a favor (5 da CDU, 3 do PS e 1 do PSD), na Assembleia de Freguesia de Bucelas, em 26 de dezembro de 2017.

António Queiroz Leitão

Lamentamos o falecimento, no passado dia 12 de outubro, de António Queiroz Leitão, antigo presidente da Junta de Freguesia de Bucelas, eleit...