03 janeiro 2011

Declaração de Voto - GOPO 2011

Ponto 1 - Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2011    

As Grandes Opções do Plano e o Orçamento são dois instrumentos muito importantes para o desenvolvimento de qualquer freguesia, pois definem as prioridades e os objectivos estratégicos que vão condicionar a vida da autarquia. 
  
As Grandes Opções do Plano para 2011-2014 e o Orçamento para o próximo ano, hoje aqui em debate, são, portanto, fundamentais, estruturantes e orientadores da actividade da autarquia e constituem, sem dúvida, a expressão das prioridades e dos objectivos estratégicos de quem a governa.   

Por razões várias, fruto de uma política nacional com a qual a CDU não concorda, o orçamento que nos é presente sofre uma redução de cerca de 11%, comparativamente com o orçamento de 2010.  

Os eleitos da CDU consideram que o Orçamento está elaborado de forma vaga, não se antevendo o que de concreto vai ser realizado. Identifica-se também um desfasamento acentuado entre as acções previstas no Plano Plurianual de Investimentos para as quais são afectadas 89 000 euros (ficam afectas verbas para o terreno da GNR, para a construção / remodelação do acesso à biblioteca, construção da arrecadação para a varrição na Chamboeira, o parque temático na Solcasa e o alargamento do Beco do Poço em Bucelas) e o investimento global previsto no valor de 108 mil euros. Só podemos entender esta diferença entre os dois montantes como estando relacionada ou com verbas não pagas e já gastas e, neste caso, devem estar previstas no orçamento, ou tratam-se de verbas distribuídas por rubricas para que estas fiquem abertas. Numa breve análise pelo Plano Plurianual de Acções mais relevantes, chega-se à mesma conclusão, estamos em presença de um orçamento muito vago, enunciando-se muito poucas acções concretas, mas onde estão imputados mais de 600 mil euros.  

A CDU não está de acordo com a política subjacente a este Orçamento e às Grandes Opções do Plano. No entanto, os eleitos da CDU abstiveram-se porque consideram a importância de exercer uma oposição construtiva e reconhecem que existe alguma preocupação a nível social, apesar da actual conjuntura económica do país e do concelho. 

Os Eleitos da CDU na Assembleia de Freguesia de Bucelas
Bucelas, 30 Dezembro 2010

António Queiroz Leitão

Lamentamos o falecimento, no passado dia 12 de outubro, de António Queiroz Leitão, antigo presidente da Junta de Freguesia de Bucelas, eleit...