17 novembro 2012

Em defesa da freguesia de Bucelas!


A CDU saúda a população da freguesia de Bucelas, toda a união, empenho e dedicação que demonstrou na recolha de assinaturas para a concretização do abaixo-assinado promovido por um grupo de cidadãos eleitores contra a extinção da freguesia de Bucelas. 

Este abaixo-assinado juntamente com as deliberações dos eleitos autárquicos e outros protestos realizados, deram mais força a esta luta. 

Pelos atos fica demonstrado que só com a luta e perseverança de todos conseguimos os nossos objetivos. 

A CDU-Bucelas está solidária com as populações das freguesias do concelho e de todo o país (de 18 freguesias em Loures, a proposta da Unidade Técnica/Governo é que permaneçam apenas 10!), pelos mesmos motivos que nos levaram a estar contra a extinção da freguesia de Bucelas: a proximidade de cidadãos aos seus eleitos, a proximidade de serviços públicos, a defesa da identidade, cultura e história das nossas freguesias. 

Numa altura em que o povo português é alvo de um brutal ataque às suas condições de vida por parte do Governo PSD/CDS-PP, a CDU apela a toda a população para que lute em defesa dos seus direitos, por um Portugal com futuro!

26 outubro 2012

PCP divulga Vinho de Bucelas em Espanha


O PCP divulgou o Vinho Branco de Bucelas no Mundo Obrero, a Festa anual do Partido Comunista Espanhol, que decorreu em Madrid de 21 a 23 de Setembro.

A organização da delegação do PCP ficou a cargo da concelhia de Loures que levou diversos Vinhos da Região Demarcada de Bucelas.




14 outubro 2012

Festa do Vinho e das Vindimas 2012


Bernardino Soares, deputado do PCP na Assembleia da República, juntamente com eleitos da CDU na Câmara Municipal de Loures, Assembleia Municipal de Loures e Assembleia de Freguesia de Bucelas assistiram ao desfile etnográfico da Festa do Vinho e das Vindimas, saudando os participantes no desfile e o Movimento Associativo da Freguesia que dinamiza este evento impar na região, em que se eleva a cultura tradicional.

O espaço CDU Bucelas, com habitualmente também foi decorado a rigor, com a temática do Vinho de Bucelas.


06 outubro 2012

Concentração - Não à extinção da nossa Freguesia - 9 Outubro

A Assembleia Municipal de Loures reúne, no dia 9 de Outubro, às 21h, no Palácio Marqueses da Praia e Monforte para se pronunciar sobre a “Lei de Reorganização Administrativa”, ou seja o projecto que visa a extinção de quase uma dezena de freguesias no nosso concelho de Loures. Esta pronuncia é determinante para a concretização da Lei aprovada na Assembleia da República.
O Poder Local Democrático tal como o conhecemos, Municípios e Freguesias, foi responsável pelo desenvolvimento das nossas cidades, vilas e aldeias, pela construção de infraestruturas e equipamentos que muito melhoraram a qualidade de vida em Portugal, pela criação de serviços públicos de qualidade mais próximos das pessoas.
No momento em que o Governo PSD/CDS-PP rouba direitos e conduz uma política de empobrecimento dos trabalhadores, desmantela serviços de saúde de proximidade, fecha escolas, encerra serviços na área social, reduz a oferta de transportes públicos; os municípios e freguesias, são, cada vez mais, a única entidade existente, em que o Presidente da Junta e restantes eleitos são muitas vezes os elementos mais próximos e em melhores condições de apoiar as populações.
A intenção do Governo de extinguir freguesias insere-se assim no conjunto mais vasto de acções que conduz o país ao desastre, consequência do acordo que PS/PSD/CDS-PP assinaram com a troika.
Travar a desarticulação da rede de serviços e impedir a extinção das nossas freguesias é neste contexto uma necessidade absoluta.
A  posição da Assembleia Municipal de Loures será ainda mais importante quando, por proposta do PS e PSD, com o apoio do CDS, a Assembleia de República tem novamente prevista a discussão de retalhar o território do nosso concelho, retirando uma das suas partes mais qualificadas, a urbanização do Parque das Nações, para a integrar em Lisboa, fazendo tábua rasa de promessas feitas pelos próprios aos habitantes de Sacavém e Moscavide, aquando da construção da Expo 98.
Apelamos à sua participação, porque a aprovação de uma pronúncia da Assembleia Municipal que rejeite a extinção de freguesias no concelho é indispensável para um futuro melhor no nosso concelho.

28 setembro 2012

Declaração Política - Reforma Administrativa Autárquica


3ª Sessão Ordinária da Assembleia de Freguesia de Bucelas

PAOD - 28.09.2012

Declaração Política  - Reforma Administrativa Autárquica

O passado dia 15 de Setembro foi um dia de luta contra as graves medidas de austeridade que o governo do PSD/CDS-PP pretende implementar, mas foi também um grande dia de luta para os autarcas de freguesia, que reunidos em Matosinhos se expressaram clara e vivamente contra a pretensa intenção de extinção de mais de um milhar de freguesias.

Naquele pavilhão, apinhado de autarcas de todos os quadrantes políticos, cada um à sua maneira, expressaram o seu mais vivo repúdio contra a famigerada lei 22/2012, que, se vier a ser aplicada, significará um sério retrocesso na democracia e no bem servir as populações.

Nas 10 moções aprovadas e nas conclusões do 2º Encontro Nacional de Freguesias os Autarcas de Freguesia deliberaram:

· Continuar a rejeitar liminarmente o modelo de reforma administrativa indicado na Lei 22/2012, exigindo a sua revogação;

· Repudiar todo o processo de reorganização administrativa territorial autárquica, centrada na decisão de Assembleias Municipais, órgãos exógenos às freguesias;

Do concelho de Loures também foi uma delegação de autarcas e trabalhadores de freguesia, no entanto, foi com apreensão que constatámos que da freguesia de Bucelas não esteve presente nenhum membro do executivo.

Também amanhã será um grande dia de luta.

Dia de luta contra as medidas de austeridade que o governo PSD/CDS-PP, com obstinação, teima a impor à maioria dos trabalhadores, reformados e pensionistas portugueses. O governo estrategicamente recuou em relação à TSU, mas já anunciou medidas que, a serem aplicadas, terão reflexos ainda mais gravosos que aquela para o povo português, nomeadamente o agravamento da taxa de IRS.

Porque a luta é a mesma quer seja contra as medidas de mais austeridade ou seja contra a extinção de freguesias.

Urge pois que todos nós, amanhã marquemos presença no Terreiro do Paço para que este se transforme no “Terreiro do Povo”!

Bucelas, 28 de Setembro de 2012

Os eleitos da CDU na Assembleia de Freguesia de Bucelas

24 setembro 2012

Assembleia de Freguesia – 28 Setembro


No dia 28 de Setembro (Sexta-feira), pelas 21 horas realiza-se uma Sessão Ordinária da Assembleia de Freguesia de Bucelas, no Auditório Tomás Noivo, em Bucelas.

Ordem de Trabalhos:

Ponto 1 - Aprovação de Atas 

Ponto 2 - 
Revisão Orçamental

Ponto 3 - Autorização de abertura de oferta de procedimento concursal comum em regime de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado para a Junta de Freguesia de Bucelas.


Ponto 4 - Aprovação de Topónimos

Ponto 5 - Relatório da atividade da Junta de Freguesia de 9 de junho a 14 de setembro de 2012 

23 junho 2012

Assembleia de Freguesia – 27 Junho

No dia 27 de Junho (Quarta-feira), pelas 21 horas realiza-se uma Sessão Ordinária da Assembleia de Freguesia de Bucelas, no Auditório Tomás Noivo, em Bucelas.

Ordem de Trabalhos:

Ponto 1 - Aprovação de Atas.


Ponto 2 - Gestão de atividades da Junta de Freguesia.


Ponto 3 - Lei nº 22/12012 - Regime jurídico da reorganização administrativa territorial autárquica.

05 junho 2012

PARA ONDE CAMINHA BUCELAS?


Onde está a coesão territorial que há muito se ambicionava para a zona Norte do concelho de Loures, em que Bucelas constituía um pólo dinamizador, pela sua especificidade, patente na paisagem, na história e na cultura?

BASTA DE INTERVENÇÕES DE FACHADA, É NECESSÁRIO INTERVIR NO QUADRO DA SUSTENTABILIDADE!...
Já lá vão dois anos e meio de mandato, a vila de Bucelas e as aldeias da freguesia ainda não sentiram as mudanças anunciadas. A vila foi alvo de obras de fachada, realizadas pela Câmara Municipal de Loures. Onde está o projeto concebido e aprovado para o Largo do Espírito Santo? Com certeza que as mudanças, entretanto realizadas, não estão configuradas no referido documento.
A Vila de Bucelas, congestionada por tráfego, não oferece qualidade de vida às pessoas que percorrem as ruas e praças e as lojas, essas são as principais vítimas dos escapes. O estacionamento constitui um problema adiado - os lugares junto à Escola não são definitivos - e os lugares eliminados não têm sido substituídos. Onde se encontra o projeto de estacionamento pensado para a “entrada” de Bucelas (sentido Lisboa/ Bucelas), que a C. M. Loures não viabilizou, num contexto económico que lhe era muito mais favorável?
Estacionar para fazer compras, tomar café, ir ao banco ou ao supermercado, é quase impossível. Os comerciantes sofrem com a ausência dos consumidores que tomam a opção de procurar outras localidades, que lhes oferecem melhores condições.
O executivo da Junta aparece sobretudo nos jornais e nas revistas regionais e afirma ter grandes projetos para a Freguesia, mas não se vislumbra a sua concretização, considerando as necessidades mais prementes.

BUCELAS, CAPITAL DO ARINTO
O que tem sido feito em prol do vinho de Bucelas reside apenas na publicidade, faltando o apoio aos produtores, aqueles que contribuem para assegurar a sustentabilidade da freguesia. Todos sabemos que a produção do vinho de Bucelas pode constituir um pilar e uma alavanca que potencie o desenvolvimento integrado da freguesia e, por isso, deve ser concedido o maior apoio e atenção aos produtores e às empresas do setor.

POBREZA - UM FENÓMENO QUE O PRESIDENTE DA JUNTA DIZ QUE NÃO É SIGNIFICATIVO NA FREGUESIA
Pobreza é um fenómeno social que o Executivo não considera grave porque não aumentou o número de solicitações. Interrogado sobre o diagnóstico da situação, este não existe e a Comissão Social de Freguesia, presidida pelo Sr. Presidente da Junta, que deveria estar a monitorizar a situação, parece estar inativa.
Todos nós sabemos que existem problemas graves que são transversais a todos os escalões etários e grupos socioprofissionais, decorrentes do desemprego que tem apanhado e afetado, sobretudo os casais jovens. Sentem-no e são visíveis as dificuldades de alguns bucelenses para assegurar  a habitação, a educação, a saúde e a alimentação do agregado familiar.
Os idosos, alguns com reformas baixas, estão a partilhar esse parco recurso com os seus descendentes. A procura de alimentos é uma realidade por diversas razões. Basta abordar as instituições que estão no terreno, em contacto com os bucelences.
Os idosos de Bucelas carecem urgentemente de equipamentos de Lar e/ou Centros de Noite!... São valências que estão a fazer muita falta, pois o Apoio Domiciliário e o Centro de Dia não são suficientes, apesar de todos nós reconhecermos o papel relevante desempenhado pela IASFB.

PARA ONDE VÃO OS SERVIÇOS DA NOSSA FREGUESIA?
Os serviços que animavam a Vila estão a desaparecer, a Estação de Correios foi despromovida, a GNR continua provisória, há mais de dois anos que se aguarda pela realização da escritura, o Agrupamento de Escolas de Bucelas passa para a tutela do Agrupamento de Escolas António Carvalho de Figueiredo - Loures e, mais grave, ainda, o futuro da Freguesia de Bucelas constitui um grande ponto de interrogação (???), considerando os pressupostos e as regras conduzidas por uma reforma administrativa “ cega”, que este Governo preparou.  

30 abril 2012

Moção - Dar voz aos valores de Abril


1ª Sessão Ordinária da Assembleia de Freguesia de Bucelas
PAOD - 26/04/2012

MOÇÃO - DAR VOZ AOS VALORES DE ABRIL

Comemoramos ontem mais um aniversário do Dia da Liberdade num tempo marcado pelas imposições antidemocráticas da troika, pela intensificação da furiosa ofensiva do Governo PSD/CDS-PP contra Abril e as suas conquistas.

Uma ofensiva que iniciada há trinta e seis anos assume agora contornos de um assalto final a tudo o que a Revolução de Abril nos trouxe de positivo, avançado, moderno e progressista.

É o ataque ao Poder Local Democrático, no seu elo mais fraco com a intenção de extinguir mais de um milhar de freguesias;

É o roubo nos salários, pensões e reformas, aumentando a pobreza, a miséria e a fome;

É o roubo de pedaços significativos da independência e da soberania nacionais;

É o roubo dos direitos, liberdades e garantias aos trabalhadores e aos cidadãos; roubando democracia à já fragilizada democracia existente; roubando Abril aos trabalhadores, ao povo e ao País.

Um pacto que, naturalmente, e cumprindo o seu objetivo maior, trouxe mais e mais lucros e vantagens e benesses aos chefes dos grandes grupos económicos e financeiros, para servir os quais – e só para isso - as duas troikas existem.

Por tudo isso, comemorámos o 38.º aniversário de Abril em luta: luta pela rejeição do pacto de agressão e da sua política antipatriótica e de direita; luta por uma política ao serviço dos interesses de Portugal e dos portugueses, inspirada nos valores da Revolução de Abril.

Comemoramos o 1º de Maio – o Dia do Trabalhador – em luta por melhores condições de vida, por salários dignos, pelo direito ao trabalho e ao trabalho com direitos, sempre com a consciência de que é pela luta que alcançaremos os nossos objetivos.

Lutando, com confiança, derrotaremos a política das troikas e daremos voz aos valores de Abril no futuro de Portugal

Os Eleitos da CDU na Assembleia de Freguesia de Bucelas propõem à Assembleia Freguesia, reunida em 26 de abril de 2012, que delibere:

1. Saudar todos os trabalhadores portugueses e o movimento sindical, por ocasião de mais um aniversário do 1.º de Maio e manifestar-lhes total solidariedade para com a sua luta por melhores condições de vida e de trabalho;

2. Saudar os Militares de Abril, pela operação militar desencadeada, garantindo, dessa forma, a vitória de todos os portugueses sobre a opressão e a ditadura;

3. Saudar o Movimento Associativo da Freguesia pela participação nas Comemorações do 25 de Abril, dinamizando atividades culturais e desportivas, que envolvem a população, reafirmando, desta forma, os valores de Abril.

A ser aprovada, enviar a presente Moção às seguintes entidades:
Ao Senhor Presidente da Câmara Municipal de Loures;
Ao Senhor Presidente da Assembleia Municipal de Loures;
Aos Grupos Parlamentares da Assembleia Municipal de Loures;
À CGTP;
À UGT;
À Associação 25 de Abril;
Ao Movimento Associativo da Freguesia;
Divulga-la na página de Internet da Junta de Freguesia;
Divulga-la nos locais de estilo da Freguesia.

Bucelas, 26 de abril de 2012
Os Eleitos da CDU na Assembleia de Freguesia de Bucelas

Aprovado por maioria com 8 votos a favor (4 da CDU e 4 do PS) e 1 abstenções (do PS).

20 abril 2012

Assembleia de Freguesia – 26 Abril

No dia 26 de Abril (Quinta-feira), pelas 21 horas realiza-se uma Sessão Ordinária da Assembleia de Freguesia de Bucelas, no Auditório Tomás Noivo, em Bucelas.

Ordem de Trabalhos:

Ponto 1 - Aprovação de Atas

Ponto 2 - Relatório de Gestão e Documentos de Prestação de Contas de 2011 e Sistema de Controlo Interno.

Ponto 3 - Mapa Síntese dos Bens Inventariados a 31/12/2011

Ponto 4 - 1ª Revisão Orçamental.

Ponto 5 -  Autorização de Abertura de Oferta de Procedimento Concursal Comum em Regime de Contrato de Trabalho em Funções Públicas por Tempo Indeterminado para a Junta de Freguesia de Bucelas.

Ponto 6 - Relatório da atividade da Junta de Freguesia de 10 de dezembro a 06 de abril de 2012

31 março 2012

Eleitos das CDU em defesa da Freguesia de Bucelas

A Manifestação Nacional em defesa das Freguesias organizada pela ANAFRE – Associação Nacional de Freguesias, que decorreu dia 31 de Março em Lisboa, juntou mais de 200 mil pessoas de todo o país. Foi uma grande afirmação cultural, etnográfica, demonstrativas das raízes, da riqueza e da representatividade das freguesias.

Os quarto eleitos da CDU na Assembleia de Freguesia de Bucelas, Tomás Roque, Ermita Castro, Olga Taborda e Hugo Martins participaram na manifestação em defesa da Freguesia de Bucelas.

Numa manifestação em que se apelava ao envolvimento e participação total das Freguesias, todos os eleitos da CDU de Bucelas estiveram presentes, cumprindo o seu dever e compromisso de defender os interesses da população e os postos de trabalho dos funcionários da Junta de Freguesia de Bucelas. 

Lamentavelmente não houve o enlvolvimento dos restantes eleitos da Assembleia e a Junta de Freguesia de Bucelas não mobilizou o riquíssimo movimento associativo da Freguesia e a população em geral, ao contrário do sucedido com outras freguesias que organizaram uma mostra representativa da sua cultura e identidade.

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, que também desceu a Avenida da Liberdade, considerou uma "resposta espantosa" do povo português de "condenação" ao Governo a "grande manifestação" contra a reorganização das freguesias.

A luta não acaba aqui. Todos temos de defender a manutenção da Freguesia de Bucelas!





20 março 2012

Jantar do 25 de Abril e 1º de Maio


A CDU Bucelas organiza um jantar comemorativo do 38º Aniversário do 25 de Abril e do 1º de Maio em Liberdade.

O jantar realiza-se no dia 28 de Abril às 20 horas na Colectividade de Vila de Rei e terá a participação de Miguel Tiago (Deputado do PCP na Assembleia da República) e Paulo Piteira (Vereador da CDU na C.M.Loures).

Para mias informações contacta os activistas da CDU ou envia um mail para: cdubucelas@gmail.com

Dá mais força à Liberdade!
Inscreve-te e participa no jantar.

16 março 2012

Manifestação pelas Freguesias - 31 Março

A CDU Bucelas apela à participação da população e das forças vivas da Freguesia na Manifestação Nacional contra a extinção das Freguesias, promovida pela ANAFRE – Associação Nacional de Freguesias, que se realiza no próximo dia 31 de março (sábado), às 15 horas, no Marquês de Pombal, em Lisboa.

Luta pela Freguesia de Bucelas!
Participa na Manifestação!
























Informação da ANAFRE:


Muitas das FREGUESIAS têm morte anunciada!
Enquanto vivas, devem lutar contra essa sentença!
A morte não pode ser o prémio de um trabalho inigualável, em tantos séculos de história!
E, entre todas as FREGUESIAS, deve existir SOLIDARIEDADE!

O ENCONTRO NACIONAL DE FREGUESIAS que decorreu em Lisboa, no passado dia 10 de março, aprovou a realização de uma MANIFESTAÇÃO, a levar a efeito em Lisboa, no dia 31 de março.

Pretende-se que seja uma MANIFESTAÇÃO de cariz cultural, etnográfica, demonstrativa das raízes, de força e de afirmação das potencialidades das Freguesias. Para tal, cada Freguesia, através dos seus autarcas, com os seus estandartes e Bandeiras, deverá mobilizar todos os Grupos, Associações e forças vivas da sua comunidade para esta MANIFESTAÇÃO,
exibindo-se durante o percurso.

A ANAFRE espera que seja uma MANIFESTAÇÃO exemplar, representativa e elevada.
Onde o Povo se reveja na mostra das suas tradições.
Onde as Freguesias se afirmem, pela sua capacidade mobilizadora na defesa dos genuínos interesses das populações.

Todo o Autarca responsável terá a consciência de que é tempo de se fazer ouvir!
Todo o Autarca consciente sentirá que a presença de um é a força de todos!
Não há tempo a perder nem força a desperdiçar.

A MANIFESTAÇÃO é decisão certa, congrega a vontade de larguíssima maioria e já começou a sua caminhada.
A forma como decorrer e se desenvolver construirá a imagem das FREGUESIAS e dos seus AUTARCAS.

Será prova real de força, civismo, união, capacidade de iniciativa e de organização.
Por tudo isso, unidos e legitimados, ORGANIZEMO-NOS!
Conscientes e determinados, PARTICIPEMOS!

INFORMAÇÕES ÚTEIS PARA UMA BOA ORGANIZAÇÃO DA MANIFESTAÇÃO
1 – A MANIFESTAÇÃO acontecerá no dia 31 de março, com início às 14H30.
2 – Decorrerá entre o Marquês de Pombal e o Rossio, em Lisboa, descendo pela Avenida da Liberdade.
3 – A concentração deve iniciar-se por volta das 13H30. À chegada, os autocarros dirigem-se à zona do Parque Eduardo VII/Marquês de Pombal, onde deixarão os participantes para a Manifestação, de acordo com as instruções da PSP.
4 – Os participantes, uma vez chegados, serão orientados para o lugar a ocupar, de acordo com os Distritos. Os Distritos a Norte de Coimbra e Castelo Branco, inclusive, iniciam a Manifestação do lado da Av. Fontes Pereira de Melo. Os Distritos a Sul e Regiões Autónomas iniciam do lado da Rua Joaquim António de Aguiar.
5 – Na marcação das posições ou durante o desfile, devem ser respeitadas as ordens dos elementos da organização que se apresentarão devidamente identificados.
6 – A Manifestação termina no Rossio onde será instalado um palco e terá lugar uma intervenção do Presidente do Conselho Diretivo da ANAFRE.
7 – A tomada dos autocarros, para regresso, será feita junto ao Rio Tejo, com indicação e orientação da PSP.
8 – Para uma melhor organização da Manifestação solicita-se a cada Freguesia que comunique à sua Delegação Distrital/Regional da ANAFRE o número de autocarros que fará deslocar para a Manifestação, se possível, até ao dia 24 de março, bem como o nome dos grupos participantes.
9 – Todos os autocarros, por razões logísticas, devem vir identificados com 2 cartazes.

22 janeiro 2012

Deputado Bernardino Soares em Bucelas

O Deputado Bernardino Soares (Líder Parlamentar do PCP) esteve em Bucelas no dia 21 de Janeiro de 2012, a participar na sessão informativa/debate, promovido pela Junta de Freguesia, sobre a eventual extinção/agregação da Freguesia de Bucelas. 

O Deputado do PCP manifestou-se frontalmente contra a extinção da Freguesia de Bucelas  e prestou esclarecimentos objectivos sobre a anunciada Reforma da Administração Local. 

Deliberação contra a Extinção/Anexação da Freguesia

Sessão Extraordinária da Assembleia de Freguesia de Bucelas
21/01/2012

Deliberação

O poder local, expressão e conquista de Abril, é parte integrante do regime democrático. Uma conquista que viu consagrada na Constituição da República os seus princípios essenciais, quer quanto à sua relação com o poder central – descentralização administrativa, autonomia financeira e de gestão, reconhecimento de património e finanças próprias, poder regulamentar –, quer quanto à sua dimensão democrática – plural e colegial, com uma larga participação popular, representativa dos interesses e aspirações das populações.

A afirmação do poder local e as profundas transformações sociais operadas pela sua intervenção na melhoria das condições de vida da população e na superação de enormes carências, são inseparáveis das características profundamente democráticas e da dinâmica popular que o poder local e o processo da sua institucionalização conheceram na sequência da Revolução de Abril.

A Lei do Orçamento do Estado para 2012 pôs a nu as reais motivações, conteúdos e objectivos que o Documento Verde da Reforma da Administração Local dissimula sob um punhado de frases feitas e falsos desideratos ali proclamados.

Este orçamento do estado dá um novo passo, agora qualitativamente de outro nível, no processo de asfixia das autarquias, que há já largo tempo se vem desenvolvendo, ao arrepio do preceito constitucional que determina a justa partilha de recursos públicos entre os níveis central e local do Estado. Quanto ao argumento utilizado – de que é necessário reduzir custos “eliminar as gorduras do Estado”- não será certamente 0,1%, que representa “o peso” das autarquias no Orçamento de Estado, que contribuirá significativamente para a redução de uma despesa.

É neste contexto de rejeição dos pressupostos acima apresentados, que nos encontramos aqui para defender a nossa freguesia, excluindo a ideia de extinção ou agregação. Para além dos pressupostos de índole geral, queremos reafirmar alguns valores e dados reais que estão associados e que caracterizam a nossa freguesia:

- O Brasão da nossa Freguesia possui como símbolos a falcata celta, que simboliza e testemunho de uma civilização antiquíssima. O gládio romano, que simboliza a passagem das hostes romanas por esta Vila, a águia, símbolo do desejo de progresso e a folha de videira, que caracteriza a região como uma zona vitivinícola, então dominante nesta região e que perdura até aos nossos dias e que se pode comprovar pela existência da zona demarcada do vinho de Bucelas, que assinalou recentemente o seu centenário;

- A freguesia de Bucelas tem quase cinco séculos de existência. Em 1522 pertencia ao 3º Bairro de Lisboa, tendo passado a fazer parte do concelho de Olivais em Setembro de 1852 e, mais tarde, a 27 de Julho de 1886, foi integrada no concelho de Loures.

- A freguesia de Bucelas conheceu grande desenvolvimento na segunda metade do século XIX e início do século XX. Em 1911 foi declarada, através de decreto, como Região Demarcada do Vinho de Bucelas. Em Dezembro de 1927 foi elevada a Vila;

- A freguesia de Bucelas pertence a uma região demarcada, o vinho de Bucelas, já ficou conhecido internacionalmente no século XIX, por altura das invasões francesas sendo desde Agosto de 2010 denominada capital do Arinto;

- Bucelas é uma freguesia com 33,99 km2. Tem actualmente cerca de 4.700 habitantes, distribuídos por 9 localidades, tornando-se assim na menos densa do concelho, o que poderá constituir uma particularidade e uma riqueza para a região e as suas gentes;

- A sede de Freguesia encontra-se a 11km da sede do Concelho e existem povoações da freguesia que distam daquela mais de 9km, provando a sua dispersão pelo território. É preciso também considerar que a vila de Bucelas se localiza no extremo sul da freguesia e, por isso, a mais próxima da sede de concelho;

- A Freguesia de Bucelas, tem tido nos últimos anos, um aumento significativo de alojamentos e edifícios (cerca de 20%, com base nos censos recentemente realizados), e existem ainda, em fase de construção, novas urbanizações que certamente irão fixar mais umas centenas de habitantes à freguesia, perspectivando-se que, dentro de algum tempo, venha a superar os 5.000 habitantes;  

- A Freguesia de Bucelas possui um conjunto de equipamentos e serviços que lhe dão bastante autonomia e vida própria. Na área da freguesia existem 2 equipamentos administrativos, 8 de ensino, 1 de saúde, 2 de segurança, 3 cemiteriais e 5 desportivos. Existe também biblioteca, auditório, pavilhão desportivo, espaços culturais, posto de Correio, duas IPSS, três balcões de instituições bancárias, restauração com gastronomia típica e comércio local que satisfaz as necessidades da população;

- A Freguesia de Bucelas continua a manter muitas características rurais, patente na actividade vinícola com alguma expressão e fortes tradições, contando ainda hoje com actividade de ofícios como a tanoaria e a cestaria;

- A Freguesia de Bucelas também dispõe de um movimento associativo rico e ímpar. São catorze as colectividades existentes na freguesia, todas com actividade cultural e/ou desportiva, sendo duas delas centenárias: os Bombeiros Voluntários de Bucelas e a Banda Recreativa de Bucelas.

- A Associação Empresarial de Bucelas, a mais recente associação da freguesia, que, embora ainda a dar os primeiros passos, já deu importantes contributos para a dinamização da economia da freguesia e do concelho;

- A Freguesia organiza anualmente a festa do vinho e das vindimas, há mais de 20 anos, com o movimento associativo de Bucelas. Uma festa que representa os valores e as tradições locais, e cuja área de influência ultrapassa as fronteiras do concelho e da região;

- A Freguesia é também conhecida pela anual festa religiosa do Anjo Custódio da Nação, evento que se realiza desde o século XVI e na sua organização conta com a colaboração e intercâmbio da população com as colectividades da freguesia.

- Por todas estas razões (e muitas mais se poderiam enumerar) é perante esta realidade que não nos podemos calar face à denominada Reorganização Administrativa da Administração Local, porque esta é baseada em critérios artificialmente criados, em interesses meramente economicistas, e ignora a história, a vivência e a tradição de cada local, negando à população séculos de história da sua existência.

Não podemos concordar com tamanha enormidade.

A Assembleia de Freguesia de Bucelas reunida em sessão extraordinária, em 21 de Janeiro de 2012, associa-se e delibera em conformidade com todas as propostas e abaixo assinados apresentados, assumindo claramente a defesa de não extinção / agregação da freguesia de Bucelas.

Bucelas, 21 de Janeiro de 2012

Os eleitos da Assembleia de Freguesia de Bucelas

Enviar às seguintes entidades:
Ao Sr. Presidente da República;
Ao Sr. 1º Ministro;
Ao Sr. Ministro da Administração Interna;
À Sr.ª Presidente da Assembleia da República;
Aos Grupos Parlamentares da Assembleia da República;
Ao Sr. Presidente da Assembleia Municipal de Loures;
Aos Grupos Parlamentares da Assembleia Municipal de Loures;
Ao Sr. Presidente da Câmara Municipal de Loures;
Divulga-la na página de Internet da Junta de Freguesia.

Proposta de Deliberação apresentada pelos Eleitos da CDU e aprovada por unanimidade.

16 janeiro 2012

Extinção/agregação da Freguesia de Bucelas


A CDU apela à participação da população nas acções de luta contra a extinção/agregação da Freguesia de Bucelas.   

> Assine o abaixo-assinado que está a decorrer na freguesia, sobre a eventual extinção/agregação da Freguesia de Bucelas.   

>  21 Janeiro (sáb) - Auditório Tomás Noivo - Bucelas 
16h00 – Sessão de Informação/debate 
18h00 – Assembleia de Freguesia Extraordinária   

> 26 Janeiro (qui) – Palácio dos Marqueses da Praia e de Monforte - Loures 
21h00 – Assembleia Municipal Extraordinária, sobre o Documento Verde da Reforma da Administração Local

António Queiroz Leitão

Lamentamos o falecimento, no passado dia 12 de outubro, de António Queiroz Leitão, antigo presidente da Junta de Freguesia de Bucelas, eleit...